Não conhecido declarações factuais Cerca de curso de cuidador de idosos online com certificado



Gislaine Alves do Souza, Doutoranda, Programa do Pós-Graduação em Saúdo Coletiva, Fiocruz Minas, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto René Rachou, Núcleo de Estudos em Saúpor Pública e Envelhecimento, Belo Horizonte, MG, País do futebol.

Karla Cristina Giacomin, Mé especialmentedica geriatra, Prefeitura por Belo Horizonte, Secretaria Municipal por Saúpor, Belo Horizonte, MG, País do futebol.

Josfoilia Oliveira Araújo Firmo, Pesquisadora, Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, Fiocruz Minas, Belo Horizonte, MG, País do futebol.


Imagem: Ritika S em Unsplash

ESTES pesquisadores do Núcleo por Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento desenvolvem projetos em saúde pública, usando ênfase em saúdo da pessoa idosa. No doutorado do Programa do Pós-graduaçãeste em Saúpor Coletiva do Instituto René Rachou, uma pesquisa investigou as evidências científicas a respeito do cuidado à pessoa idosa frágil na comunidade, na percepçãeste da própria pessoa idosa. Este artigo “O cuidado com as pessoas idosas frágeis na comunidade: uma revisão integrativa” publicado na Revista Brasileira do Geriatria e Gerontologia (vol. 23, pelo. seis), por meio por uma revisãeste integrativa descobriu qual a percepção da pessoa idosa A cerca de a fragilidade difere daquela da literatura biomfoidica de que aponta de modo a reversibilidade dessa condiçãeste.

De modo a a pessoa idosa, a fragilidade é percebida saiba como um rótulo negativo, com piora gradual e que inclui tanto dimensões físicas quanto psicossociais, identificáveis conforme ESTES níveis do saúdo e participaçãeste social. Esses elementos contribuem para aprimorar a compreensão da dinâmica do cuidado e adequar os serviços e estratfoigias políticas para esse público, as quais efetivamente possibilitem o alcance da integralidade e habilidade do vida dessa populaçãeste. Nesta entrevista, Gislaine Alves do Souza, doutoranda em Saúdo Coletiva aborda as contribuições do artigo para aumentar a qualidade o cuidado a pessoa idosa frágil.

1. Qual o diferencial desse artigo?

As pessoas idosas frágeis representam a maior parte daqueles que necessitam por cuidados informais, formais e Destes serviçESTES do saúdo. Assim, constitui uma preocupação de modo a a saúpor pública. Contudo, a integralidade do cuidado depende do ponto do Aspecto do receptor, do suas experiências, e pouca literatura aborda a ótica da pessoa idosa frágil no âmbito comunitário. A perspectiva dessa população permanece relativamente desconhecida. Logo, sintetizar evidências científicas é relevante para sentir melhoramentos a assistência e ESTES cuidados por saúdo.

2. Tais como a revisão integrativa foi sistematizada?

A busca Destes artigos foi realizada na base por dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúdo (Lilacs), da Medical Literature Analysis and Retrieval System (Medline), Web of Science, Scopus e Scientific Electronic Library Em linha (SciELO). Nas buscas os Teor frail elderly, standard of care, culturally competent care, care; elderly, care, fragility; older adults, care, fragility; frail older people, care; frailty, old, care foram pareados utilizando o emprego do operador booleano “and”. Os critérios de inclusãeste foram artigos disponíveis completos e por entrada livre; publicados entre 2014 e 2019; escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa. Foram identificados 6.103 artigos, realizou-se a leitura do resumo por curso de cuidador de idosos 3.556 artigos selecionando-se 110 qual após a exclusão dos artigos duplicados e leitura na integra 28 artigos foram incorporados a tal revisãeste.

3. Tais como é vista a fragilidade pelas pessoas idosas frágeis?

Aparece discrepância entre a operacionalização da fragilidade em contextos clínicos e a compreensãeste DE pessoas idosas. Elas não se identificam utilizando os critfoirios objetivos (Sentido fenotípica) do diagnóstico e o sentimento por fragilidade varia dependendo de os níveis de saúpor e a participação em atividades físicas e sociais. É recorrente a visão da pessoa idosa da fragilidade saiba como 1 rótulo negativo, prejudicial, rejeitado e associado a piora das condições por saúpor, diminuição da participação e aumento da estigmatizaçãeste. Vista como inevitável, permanente, irreversível e decorrente do envelhecimento, a fragilidade, embora de modo a certos facilite a obtenção por assistência, é 1 termo pouco aceito pelas pessoas idosas de modo a descreverem tua situaçãeste de saúpor. Isso demanda uma inovaçãeste na comunicação a tal populaçãeste.

4. Quais necessidades e prioridades aparecem na percepção da pessoa idosa?

As vizinhos idosas frágeis visualizam saiba como prioridade: permanecerem pelo seu domicílio e se manterem independentes o máximo por tempo possível, preservando sua própria habilidade para este autocuidado e para as atividades qual consideram importantes, isento depender de um terceiro. O apoio psicossocial na comunidade e a escuta às suas demandas sãeste elencados por eles como fundamentais de modo a o natural-estar, reduzindo ansiedade e hospitalizaçãeste. Nessa perspectiva, a solidão é 1 problema que aumenta a utilizaçãeste dos serviçESTES. Referem um sentimento do despersonalização quando nãeste estão envolvidos nas decisões acerca do seus cuidados.

As vizinhos idosas visualizam a necessidade de ESTES serviços ofertarem cuidados Ainda mais heterogêneos, personalizado conforme ESTES tópicos de vida diária importantes de modo a cada pessoa, possibilitando a manutenção por sua própria autonomia apesar da incapacidade. Como também ações direcionadas aos aspectos afetivos, psicossociais, espirituais, ambientais, e do apoio aos seus cuidadores. ESTES achados sinalizam de modo a adequações dos serviços às necessidades por saúpor da população idosa frágil, qual favoreçam um modelo do cuidado integral. Ao longo do envelhecimento, o apoio e a escuta à pessoa idosa e aos seus cuidadores são necessários de modo a aumentar a segurança pelo cuidado e aumentar a qualidade a comunicaçãeste considerando as escolhas por convénio utilizando ESTES interesses desse público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *